sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Guerra contra a anemia!

Descubra as formas de prevenção da doença que ataca especialmente crianças, gestantes e idosos

por Stella Galvão


Bateu um cansaço, uma sensação de fraqueza e um desânimo? Cuidado. Juntos, esses sintomas podem ser um sinal de anemia. O problema é causado pela diminuição do número de glóbulos vermelhos do sangue. Essas células contêm ferro e são responsáveis por levar oxigênio para todo o organismo. 

Há duas formas de anemia: aguda, em que há perda súbita de sangue, e crônica, quando o problema existe há tempos, com perdas aos poucos, e somente o hemograma poderá mostrar a situação dos glóbulos vermelhos. Pessoas de todas as idades estão sujeitas à doença, mas na infância, durante a gravidez e nos mais velhos é preciso redobrar a atenção. Previna-se! 


O cardápio 
A melhor maneira de se prevenir da anemia é comer sempre carnes, ovos e derivados de leite, além de vegetais verde-escuros, que são ricos em ferro. É falsa a lenda de que a beterraba é um santo remédio para anemia. 

Em jejum 
O ferro é mais bem absorvido em jejum, seguido por alimentos com vitamina C - laranja, agrião, pimentão, vegetais verde-escuros etc. 

Exame médico 
Para dar fim à anemia, não basta alimentar-se bem. É preciso consultar um clínico. O médico poderá receitar remédios com ácido fólico e ferro, além da dieta. Com o exame de sangue, ele pode dizer qual suplemento de minerais e vitaminas corrigirá o problema.



Nenhum comentário: