sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

No Dia Mundial Sem Carro, veja 100 motivos para andar a pé 
Especialistas mostram por que vale a pena calçar o tênis e praticar a caminhada
É bom andar a pé, como diz a música de Wilson Simoninha. E, no dia 22 de setembro, você tem um motivo a mais para isso: aderir às ações do Dia Mundial sem Carro, criado em 1996 pelos franceses em protesto à poluição ambiental. De lá para cá, cidades do mundo engajaram-se no movimento.

A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, que tonifica o corpo e queima muitas calorias , afirma a personal trainer do MinhaVida, Valéria Alvim. E, se você ainda está em dúvida quanto a deixar o carro na garagem, acompanhe as dicas abaixo.

Os consultores da MPR e autores do Guia de Corrida, Fábio Rosa e Emerson Gomes, listam a seguir cem motivos capazes de convencer qualquer pessoa a abrir mão do volante, e não só uma vez por ano. Mas sempre que possível. Acompanhe:

1- Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando no combate do stress, ansiedade e depressão. 

2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos 

3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora 

4- Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora 

5- Melhora a circulação sanguínea 

6- Auxilia na prevenção de varizes

7- Auxilia no controle da pressão arterial 

8- Auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL(bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol) 

9- Aumenta a massa muscular 

10- Melhora a atividade do sistema imunológico 

11- Ajuda a prevenir a osteoporose, através da compressão imposta aos ossos pelo impacto da caminhada

12- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário 

13- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigênio 
14- Auxilia no combate a diversos tipos de câncer 

15- Alivia os sintomas da TPM 

16- A caminhada durante a gestação pode facilitar o parto, por manter a musculatura firme 

17- Acelera a recuperação pós-parto 

18- Acelera a recuperação de cirurgias 

19- Aumenta a força dos membros inferiores 

20- Melhora flexibilidade 

21- Acelera a atividade do sistema nervoso, auxiliando na condução de impulsos 

22- Auxilia no controle postural, pois exige sustentação do tronco

23- Diminui riscos de derrame cerebral

24- Auxilia no controle e prevenção da diabetes 

25- Ajuda a prevenir a obesidade 

26- Auxilia no combate ao tabagismo 

27- Melhora a auto estima 

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