terça-feira, 3 de março de 2009

Muito cuidado: Barras de cereais não substituem refeições

A barra de cereais não tem qualidades nutritivas para substituir refeições

As barrinhas de cereais caíram no gosto de muitas pessoas. Elas são fáceis de serem transportadas, podem ser levadas na bolsa, ficar por dias na sua gaveta do escritório, enfim, são alimentos que se adaptaram muito bem à correria da vida moderna. No entanto, é preciso ter cuidados, assim como qualquer outra fonte de energia, a barra de cereais tem que ser consumida com moderação e jamais ser usada para substituir refeições.

"A barra de cereais não tem qualidades nutritivas para substituir refeições e o melhor horário para comê-las é entre as refeições, como complemento", alerta a nutricionista.

A composição nutricional das barras de cereais depende muito de cada produto. De modo geral, elas são produtos energéticos, apropriados para o consumo anterior a atividade física, ou então rica em fibras, contribuindo para a regularização do trânsito intestinal. "A dica é sempre analisar o rótulo (tabela de composição nutricional e lista de ingredientes)", ensina a nutricionista.

Em termo explicativo, a pirâmide alimentar serve como forma de alimentar-se corretamente, tendo na sua base os cereais que devem ser inseridos de seis a 11 porções diárias. Em seguida, as frutas e verduras com três a quatro porções. Depois as leguminosas, carnes, leite e derivados com uma a duas porções e no pico sendo moderadamente o consumo de açúcar e gorduras como exemplo dos biscoitos e refrigerantes. "Uma quantidade adequada de cada alimento da pirâmide de acordo com o peso, respeitando a qualidade em relação às escolhas alimentares e harmônica, tendo um equilíbrio do que comer e do que o organismo necessita melhorar sua forma de alimentação", comenta.

José Fernandes, aposentado, costuma comprar frutas e verduras regularmente visando os cuidados com a alimentação. "Busco comer o básico que é o arroz, feijão e reveso na carne e peixe moderadamente. As frutas são importantes para fazer sucos e as verduras para ingerir junto com a comida. Tento não me descuidar da alimentação da melhor possível", falou José Fernandes.

Quando vai ao supermercado, a funcionária pública Fátima Barros sempre prioriza frutas, legumes e verduras. "As refeições vêm acompanhadas com verduras e sucos naturais das frutas. Busco uma alimentação saudável, rica de proteínas, carboidratos, e no dia a dia evito frituras e gorduras, mas compro bastante frutas para consumo e também para fazer sucos ou vitaminas", disse Fátima Barros.

7 comentários:

Renata disse...

Ola, Leandro, eu costumo substituir apenas os doces e bombons pelas barrinhas de cereal.
Se não comer apenas uma saladinha não fico satisfeita, parece que só a comida de sal me sustenta.
Bjim
T+

Gostosura disse...

eu acabei de comprar vinte barrinhas da Ritter, no caminhão que vende a preço de custo aqui na UNISINOS, risos
mas uso no lanche da manhã, quando sinto fominha.

Camila Vila Nova Wanderley disse...

virei sua fã assim que vi a sua vitória!
Parabéns, estou numa corrida bem parecida e espero vencer também!
Beijo bem grande, que Deus te guie sempre!

Anastácia disse...

Querido, nossa conversa me motivou muito estou comendo melhor e me mantendo na linha sem grandes estresses, me lembri de vc no fim de semana e a dica que me deu me ajudou muito.
Adorei esse texto sobre as barrinhas.

10000000000000000000000000000000000000000000000 de bjs

Alice disse...

Ah, é impossível resistir às barrinhas... eu assumo que como todo dia. Mas substituir refeição, nem dá né... se eu comer só isto no almoço, com certeza, desmaio... rs

Vânia Almeida disse...

Oi Leandro, nunca substituiram refeições, mas a gente as vezes teima e deixa de comer direito e fica até doente por isso.

Borboletinha disse...

Oi,tb não substituo as principais refeições, geralmente como essas barrinhas no lanche da manhã ou tarde ou até mesmo qd bate aquela fome do nada, ou aquela enorme vontade de devorar um docinho, ai ela cai super bem.

Que bom que conseguiu conciliar todas as suas atividades, até a academia conseguiu, que bom mesmo. Queria muito gostar ou me acostumar a fazer academia, tenho pensado muito e estou analisando oque posso fazer a esse respeito, vamos ver!

bjus querido!