segunda-feira, 6 de abril de 2009

10 alimentos para viver mais

Conheça alguns dos alimentos que a ciência já comprovou serem capazes de prevenir doenças e a quantidade indicada para potencializar seus benefícios*
AVEIA

Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60
gramas da farinha
ALHO
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial)

AZEITE DE OLIVA
Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa)

CASTANHA-DO-PARÁ
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades

CHÁ VERDE
Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade
Quantidade recomendada: De quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago)

MAÇÃ
Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata
Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia

PEIXES
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer
Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares)

SOJA
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol)

TOMATE
Auxilia na prevenção do câncer de próstata
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia

VINHO TINTO
A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia

9 comentários:

Suzana... disse...

Oi,Le ..

Muito legal essa matéria sobre os alimentos, adoro ter essas informações.

Sucesso e ótima semana !!!

Bjs

jorge_m. disse...

OI,
obrigado por essas dicas, eu gosto de quase tudo, tirando o vinho e a soja! :P

abraços!

Dany disse...

Olá, parabens por sua conquista!

Jessica * disse...

Eu gosto de todos esses alimentos dessa lista, principalmente de aveia e alho..rs
Parabéns à vc por ter conseguido trilhar um caminho de sucesso.
Beijos e fique com Deus

Renata disse...

Desta lista tiro o chá (da uma insonia que Deus me livre), o vinho ( muito calorico) e a castanha (infelizmente não dou conta de comer apenas 3 então melhor nem ter em casa). Legal a lista, temos que aprender a nos alimentar, de forma saudavel e equilibrada.
Tenha uma linda semana!!!
BJIM
T+

NARINHA disse...

Oi amigo, muito boa essa lista, se não se importa copiei, agora já foi rsrsrs, para poder consultá-la de vez enquando. Brigadooo, bjus firme e forte sempre!!!

Gyka disse...

Obrigada pelas dicas!
Eu aderi a Aveia! É muito bom!
bjs

Bárbara disse...

Muito legal os eu blog, são exemplos como os seus que dão força as pessoas que estão trilhando esse caminho do emagrecimento. Eu não sou obesa, mas estou um pouco acima do peso, e sei o quanto cada kg perdido é sacrificado, ateh quando vc sai dos eixos e acaba engordando um pouco...o meu caso. Mas estou voltando...dá uma passada no meu blog depois...

Parabéns pela vitória e força!

Dany disse...

Oi Leandro, obrigada pela visita! Como vc venceu a ansiedade de querer chegar ao fim logo? Pensar em todo o percurso até a minha meta final tem me deixado mto down... Bjs