segunda-feira, 13 de abril de 2009

ALIMENTAÇÃO RICA EM FIBRAS AJUDA A REDUZIR MEDIDAS!

Antes de tudo é bom deixar claro que nenhum alimento tem o poder sozinho de queimar calorias ou modelar o corpo. Para essa finalidade é necessário aliar também as atividades físicas como complemento da vida saudável. Os resultados que a pessoa pode atingir dependerá muito da ingestão de certos nutrientes que contribuem de alguma maneira.

É o caso das fibras (presentes nas frutas, verduras, legumes, cereais, entre outros) que exerce o “poder” de envolver o alimento gorduroso como uma película e evitar a entrada da gordura no sangue. As fibras agem como “protetora” até a formação das fezes e, em seguida, a gordura é eliminada sem ser absorvida. Contudo, de nada adianta exagerar nos alimentos gordurosos e achar que as fibras vão ajudar a eliminar a gordura e, assim, reduzir medidas abdominais. O segredo é saber balancear as refeições e também praticar exercícios.

Insolúveis e Solúveis

As fibras solúveis têm a capacidade de se dissolverem na água e tornarem-se pastosas. Um dos tipos é a pectina, encontrado em frutas (como a maçã), nozes, legumes, vegetais e em certas gomas e mucilagens (presente em sementes e algumas secreções de plantas). Age especialmente no estômago e no intestino delgado e sua função é atuar na elevação da saciedade, atrasando a absorção da glicose (consequentemente eleva a glicemia e reduz as chances de formação da gordura corporal). Outro benefício é a diminuição dos níveis elevados de colesterol do sangue.

Já as fibras do tipo insolúveis contêm a presença de fitoquímicos (substâncias ativas que o organismo absorve e contribuem para a saúde como um todo, até mesmo na prevenção de algumas doenças, como câncer e problemas cardíacos).

Os dois tipos precisam de água para que a movimentação intestinal seja facilitada. Atuam contra o mau funcionamento do intestino, já que contribuem diretamente para a formação e consistência adequada das fezes, além de facilitar a passagem mais rápida no intestino. Tanto a solúvel como a insolúvel são igualmente importantes e podem estar presentes num só alimento. Temos como exemplo a maçã, que possui a celulose insolúvel na casca, enquanto a polpa é uma rica fonte de fibra solúvel.

A camada externa de um grão (que apresenta a maior parte das fibras) é removida na refinação. Por isso os alimentos de grão integrais, como arroz, macarrão e pão (a base de trigo integral) são boas fontes de fibras, com as vantagens de: fazer bem ao processo digestivo; evitar a absorção de gordura e ainda proporcionar satisfação. O organismo metaboliza as proteínas e as gorduras mais lentamente do que as fibras, por isso a pessoa não sentirá fome tão cedo.

Dica: Procure comer as cascas de batatas, maçãs e outras frutas e legumes. Desta forma você aumentará a ingestão de fibras.

Confira a lista de alimentos ricos em fibras:
- Alface;
- Couve;
- Repolho;
- Espinafre;
- Quiabo;
- Ervilha;
- Vagem;
- Mamão;
- Maçã;
- Laranja;
- Iogurte Natural;
- Semente de Linhaça.

7 comentários:

@line disse...

Parabéns pelo post, mto bom!!!!
Como a maioria desses alimentos, e realmente eles fazem uma diferença e tanto na digestão!
Tenha uma ótima semana!
Bjokas

Carolissima disse...

Nossa... mto boa a matéria!! :D
Eu estou comendo bastante fibras. Inclusive linhaça todas as manhãs!!!
E vc??? Qse lá, hein??? Mazzaaaa!!!!!!!!!
Como tá na academia? Na facul??
Beijinhos

jorge_m. disse...

Oi,
espero que esteja tudo bem,
boas sugestões, eu preciso seguir elas! Tenho de me alimentar melhor!! =\

abraços!

Dany disse...

Nossa como parece facil, pena q o processo demore tanto.

NARINHA disse...

OI amigo, adorei seu post, agora entendi porque semana passada quando ingeri uma maçã por dia no lanche da tarde fui mais ao banheiro e emagreci 1kg vou voltar a fazer isso novamente, sucesso ai na sua RA, bjus firme e forte sempre!

Daiene Cliquet disse...

Vim pedir o seu voto, estou em verdadeira campanha eleitoral (risos). Se já votou vote outra vez, pode votar uma vez ao dia até o dia 30 de abril.

É uma brincadeira bem legal, se não puder votar todos os dias agradeço se votar pelo menos uma vez tá!!

Vote em mim para a Miss Princesa Light! (acho essa frase tão engraçada)

http://agendablogs.blogspot.com/

Bjocas
Daiene

Jéssica Araújo disse...

muito interessante o post, adorei!!