quarta-feira, 29 de abril de 2009

CAMINHAR OU CORRER

Enquanto uns acreditam que a caminhada é a melhor maneira de manter o físico e a saúde “em cima”, outros preferem a corrida diária, pois não abrem mão da velocidade nos movimentos. O ideal é não ficar parado.

Mas qual é a melhor opção? Caminhar ou correr?

O importante é saber que ambas são atividades prazerosas e fazem bem ao corpo e à mente. Porém, existem muitas questões a respeito da forma de praticar e vantagens de uma sobre a outra no sentido de emagrecer e conseguir um melhor condicionamento físico.

Segundo o professor de educação física, Marcelo Teixeira, as duas atividades físicas proporcionam um melhor condicionamento cardiorrespiratório, fortalecem os músculos dos membros inferiores e favorecem na eliminação de gorduras. Mas é preciso ficar atento aos riscos e às contra-indicações dessas atividades.

A caminhada, por sua vez, é recomendada especialmente para iniciantes, gestantes e idosos, por ser de fácil execução, e não exigir nenhuma habilidade especial. No entanto, é necessário ir devagar e aumentar o ritmo e a duração gradualmente.
“O ideal é começar a se exercitar três vezes por semana, durante 20 minutos cada dia, e então ir aumentando o tempo de acordo com seu desempenho, a fim de que possa usufruir dos benefícios fisiológicos e também obter uma sensação de bem-estar da atividade”, explica Marcelo Teixeira.

Miralva Santos, 57 anos, caminha 50 minutos diariamente há mais de dois anos. Para ela, essa atividade ajuda a manter os músculos do corpo ativos. “Caminho para não enferrujar, porque sei que é bom, tanto para a saúde quanto para a mente”, conta.

Como correr

Correr é tão eficiente quanto a caminhada para a perda de peso, embora muitos acreditem que o cooper proporciona um resultado mais rápido, e por isso se torna grande o número de pessoas que acabam optando pela corrida sem saber que é necessário uma avaliação médica anterior para verificar se o preparo físico é o ideal para essa atividade.

É preciso também levar em conta que correr é um exercício de maior impacto, e por isso exige maiores cuidados, como alongar o corpo pelo menos 10 minutos antes da corrida, ter uma alimentação equilibrada, usar roupas adequadas e beber bastante líquido antes e depois dessa atividade, a fim de repor o que foi perdido. São umas das recomendações para se praticar a corrida de forma que ela venha a se tornar prazerosa e segura.

O atleta Rogério de Jesus Ferreira, 27 anos, corre há anos. Ele acredita que a caminhada é a melhor opção para pessoas obesas. “Se a pessoa não tiver um preparo físico antes, ela pode vir a ter complicações e até um infarto. É preciso que o corpo se adéque primeiro àqueles movimentos”, afirma Rogério.

8 comentários:

Suzana... disse...

Oi, Le,

Tudo bem ??? Eu gostaria muitíssimo de correr ...mas não consigo ainda. De vez enquando faço umas caminhadas ...

Dá uma corridinha lá no meu blog pra ver, postei sobre Bike e umas fotinhos novas...

Beijokinhas lights !

Gostosura disse...

eu não posso correr, por conta do meu joelhinho bixado... snif...
****
olha só...
vim dizer prá vc aproveitar e visitar meu blog de receitas lights, tá rolando um concurso onde a receita mais comentada vai ganhar um presente. Vai lá conferir belas receitinhas, aprender e trocar experiências da cozinha light, e prestigiar as participantes...
o link é www.dietando.blogspot.com
Beijinhossssssssss Babi

Fabi disse...

Olá!
Eu queria muito correr. Acho um esporte tão bonito... mas eu não consigo. Meus joelhos doem e fica ruim... Então apelo pra caminhada mesmo de vez em qundo,apesar de não gostar.
Um abraço, adorei o post.

Brian L.H. disse...

Olá, Leandro.
Rapaz, toda vez que venho no seu blog eu fico olhado a regua de emagrecimento... fica impressionado e empolgado. É muita coisa eliminada.
Há 4 meses comecei a fazer caminhada, aos poucos tenho introduzido a corrida, é muito bom ver o nosso progresso no condicionamento físico.
Valeu por compartilhar o texto.

Abraços!

Fabi disse...

Oi, Leandro.
Tem um selinho pra vc lá no meu blog, tá?
Bjuz

Gyka disse...

Oi Le!

No meu blog tem um selinho especial pra vc!

bjus!

Cecília disse...

Oi Leandro, tem um selo de Amigo nota 10 para você em meu blog:
http://www.saudavelebela.com

Gordona Mesmo disse...

Olá, como vai gostei muito do seu blog e achei bom demais que perdeu isso tudo de peso!!! Como foi seu método? Só com caminhadas e comer direito? Espero muito que me responda, abraços!