sexta-feira, 17 de julho de 2009


Os perigos do exagero na alimentação e nos exercícios

Quem nunca exagerou na dose, que atire a primeira pedra. A quantidade extra, nesse caso, não se refere ao consumo desmedido de bebidas alcoólicas, mas à ultrapassagem dos limites de alguns hábitos que fazem muito bem, como beber água, ingerir fibras, dormir ou exercitar-se.

No entanto, além da conta, essas práticas sobrecarregam, desequilibram e afetam o organismo negativamente. Conheça certos costumes sadios que, caso não sejam bem moderados, podem ser nocivos e saiba qual é a medida certa para manter o seu corpo em harmonia.

Exercícios a perder de vista

Atividade física é bom para fortalecer os músculos, queimar calorias, melhorar o sistema cardiovascular e liberar toxinas. Só que tem de ser praticada moderadamente, caso contrário, pode prejudicar o aparelho locomotor.

“A sobrecarga nos tendões, por exemplo, gera problemas infl amatórios e até artrose”, avisa Fernanda Lima, reumatologista e médica esportiva do Hospital das Clínicas (SP). O radicalismo na ginástica pode provocar lesões (tendinite, lesão muscular, inflamação nas cartilagens, fratura por estresse) e alterações orgânicas (queda de imunidade, anemia, alteração de humor, insônia).

“O indicado é praticar aeróbicos cinco vezes por semana, de meia a uma hora por dia”, diz Fernanda, de acordo com a recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva. A falta de limites para as mulheres leva à chamada tríade da atleta feminina, situação em que ela, para manter-se em forma, exercita-se muito e não come gordura.

Esse mau hábito baixa tanto o percentual de adiposidade no organismo, que ele pode parar de produzir o estrógeno, hormônio sintetizado no ovário. Resultado: a mulher pára de ovular e menstruar, torna-se infértil e tem uma redução da massa óssea, o que provoca a osteoporose. Para saber a medida adequada, procure um médico do esporte e faça uma avaliação. Assim fica mais fácil determinar os objetivos atuais e futuros.

Fibra além da conta

Uma ótima combinação é água + fibras insolúveis, encontradas no farelo de trigo, na casca de frutas e leguminosas. Esse hábito estimula o funcionamento do intestino, possibilita o movimento do bolo alimentar e a atividade dos rins e da bexiga, que eliminam as toxinas. Sem contar que facilita o efeito das dietas para emagrecer.

A máxima do exagero também se repete aqui. Quando ingeridas de modo desregrado, as fibras insolúveis podem deixar as fezes duras e provocar prisão de ventre. Já as solúveis, presentes nos iogurtes enriquecidos e no farelo de aveia, perfeitas nas doses corretas, ao serem oferecidas ao corpo em demasia, causam cólicas e irritação no estômago.

“Recomenda-se 30 g de fibras por dia. Mais do que isso elas podem ser a origem de gases e dores gastrintestinais. O consumo exagerado também pode diminuir a absorção de cálcio pelo organismo”, alerta o endocrinologista Alfredo Halpern.




Se cuidar é uma coisa agora tudo que é D+ não é bom :)

Bom find a Todos(as) :)

13 comentários:

Natália Alexandre disse...

Oi... adorei seu blog! Minha irmã fez a cirurgia bariátrica, eu até tentei 2 vezes, mas o convênio não liberou, eu até cheguei a engordar 10 kg para tentar novamente, loucura ne?? Agora estou q nem vc: reeducação alimentar é tudo! Tem um pouco + de 4 meses q comecei e já emagreci 12 kg, e há 3 meses estou na academia, esse mÊs q vem começo aula de dança...e olha...qdo a calça folga, qdo diminuimos as medidas é só alegria.
Queria lhe desejar sucesso, e eu sempre passarei por aqui.
bjs
bom fim de semana

Natália
http://meninasdabahia.blogspot.com

•Jack• disse...

Leandro, quanto tempo!!
que bom que está de volta!
Sucesso
bjos

Boule de Savon disse...

Tudo na vida é assim, temos que manter o equilíbrio né? :)

angela disse...

olaaaaaaaaaaaa, adorei o post de hj muito bom viu, realmente nao podemos exagerar em nada neh rsrs

bjks

Siba disse...

Oi,Leandro!Td bem?Pois é concordo plenamente ctg tudo em excesso faz mal não adianta.Temos que estar sempre em busca do equilíbrio.
Cuide-se!
Uma ótima semana!
Beijosss

Alice disse...

Muito bom este texto, informativo!

Brian L.H. disse...

Olá, Leandro.
Obrigado pelo comentário no meu blog. Também estava sumido da virtualidade. Estou de volta!Estou me cuidando.

Gostei muito do post.

Abraços!

Paula disse...

oi leandro,
acho que por conta de um exagero meu estou afastada da academia a 4 meses, e sem previsao de quando volto...inventei que queria correr, nao fortaleci mms, no que deu?joelho "bixado"!!!!rssss
por isso, quando vejo exageros de tds os tipos e na atividade fisica, logo penso: pode colher frutos ruins disso!!!
td tem seu termometro...hehehehe
abç

Tay disse...

Olá, Leandro!
Passando pra visitar alguns blogs encontrei esse teu cantinho aqui e gostei muito, viu? Então, primeiro de dou os parabéns por toda essa mudança quanto ao peso!!!
Segundo, voltarei mais vezes aqui pra dar uma "espiadinha" nos teus posts... já que sou agora mais uma "seguidora"... rsrsrsr...
Grande abraço!

Heliane disse...

Oi Leandro!!!!!!!
Descobri seu blog e vim conhece-ló, e simplismente ameiiiiiii.
Vou te seguir e te linkar no meu blog. Se der passa lá pra conhecer. BJKS!!!!!!!

Blue Light Shadow disse...

Gostei do blog.
Parabéns e coragem.
Um beijo

Daiene Cliquet disse...

Infelizmente tive que tomar uma atitude drástica...

Estou moderando o acesso do meu blog, por isso estou pedindo para me enviar um e-mail para que eu possa te adicionar como leitora.

Não quero contatos com algumas pessoas e também não quero apagar meu blog, por isso estou tomando essa atitude.

Bjocas
Daiene

Daiene Cliquet disse...

Aqui vai o endereço do meu novo blog, ainda estou aprendendo a mexer com ele!

Aparece lá!!

Bjocas
Daiene

http://soumusadaiene.blogs.sapo.pt/