terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Beleza no prato

No verão, uma das grandes preocupações das mulheres é a beleza do corpo, da pele e dos cabelos. Mas academia e cremes não podem, sozinhos, deixar tudo em cima. A alimentação tem papel crucial na busca pelo visual perfeito. É aquela velha história: a beleza vem de dentro. Conheça dois nutrientes que não podem faltar na sua dieta para você ficar ainda mais bonita.

No combate ao envelhecimento, à celulite, à flacidez e à queda de cabelos, devemos declarar guerra aos radicais livres, que são produzidos no organismo e danificam as células da pele.

Para isso, devem ser evitados alimentos que aumentam a produção dos radicais, como: conservantes, gorduras saturadas e trans, alimentos industrializados e açúcar. Em contrapartida, devemos aumentar o consumo de alimentos antioxidantes: verduras frescas, peixes, oleaginosas, frutas cítricas, legumes e óleos vegetais.

Outros dois nutrientes indispensáveis no prato de quem busca vitalidade é a coenzima Q10 (CQ10) e o silício. A CQ10, também conhecida como ubiquinona, é uma vitamina lipossolúvel presente em todas as células do corpo e essencial no processo de transformação dos nutrientes em energia para as células, atuando como um antioxidante.

Ela também melhora o funcionamento do sistema imunológico e pode ser encontrada nos peixes gordurosos (cavalinha e sardinha), frutos do mar, amendoim e óleo de soja, pistache, soja (grão), nozes, semente de gergelim e em carnes bovinas magras. A dose diária recomendada é de 10 a 50 mg.

Já o silício, também chamado de oligoelemento, é um mineral que está presente no nosso organismo em pequenas quantidades e é essencial para dar brilho aos cabelos, além de participar das etapas de reconstituição dos fios e na luta contra o envelhecimento. Assim como a CD10, o silício também melhora a imunidade.

E mais: ele fortalece os dentes, unhas e cabelos e recupera a elasticidade da pele, sendo indicado para evitar estrias, celulites e flacidez. O silício pode ser encontrado em grãos inteiros, legumes e hortaliças, tais como a beterraba, batata, além de estar presente na aveia, cevada, nabo, salsa, avelã e no feijão.

Um comentário:

jefhcardoso disse...

“Morte aos radicais livres e vida longa a coenzima Q10!!!!”
Gritou o homem das margens do Ipiranga. (sorrio).
Não está claro o que quero dizer, né?
Meu caro Leandro Cardoso – sabia que sou Jeferson Cardoso? – meu Cardoso veio de Portugal com meu avô materno.
Cara, eu vim ler em seu blog e dizer que estou fazendo um trabalho que tem haver com luta, sacrifício, determinação e dieta. Estou falando do capítulo de estréia de meu conto “O Diário de Bronson”. Gostaria de ter sua opinião por lá. Quando tiver um tempinho, é claro. Abraço, amigo e parabéns pela ótima postagem!