quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Desintoxicação alimentar - um aliado da sua saúde

Para começar bem o ano, não há nada melhor do que desintoxicar o corpo, eliminando gordura, açúcar, álcool e outras toxinas que fazem mal ao organismo. Para esclarecer melhor o assunto, a nutricionista Heloisa Piccinato, fala da importância das dietas de desintoxicação e de um bom acompanhamento nutricional para uma dieta saudável.

Rica em alimentos industrializados, como refinados, sais, cafeína e açúcares, providos de aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde, a dieta atual ocidental danifica o organismo, causando inchaço, elevando as taxas de colesterol e triglicérides e propiciando o aumento de gordura corporal. Sendo assim, qualquer proposta que leve à escolha de alimentos mais saudáveis, ricos em fibras, vitaminas e minerais, e isentos de aditivos, é sempre positiva. Vale lembrar que qualquer dieta da moda não propõe uma real reeducação alimentar, já que existem vários tipos de dieta de desintoxicação - algumas mais radicais, outras nem tanto.

A dieta de desintoxicação holística baseia-se na medicina ayurvédica e propõe que seja seguida por 21 dias, retirando das refeições todos os alimentos com pH mais ácido, como frutas, açúcares, derivados do leite, farinhas refinadas e carnes vermelhas, dando preferência aos alimentos mais alcalinos, como folhas de cor verde-escuro, carnes brancas e cereais integrais. Com isso, órgãos como o fígado e os rins, trabalhariam com maior eficiência e o organismo ficaria limpo e equilíbrado, levando até mesmo à perda de peso.

Em outras dietas de desintoxicação, também chamadas depurativas, a alimentação deve basear-se apenas em frutas, sucos naturais, vegetais, alimentos naturais não processados, farelos e chás de ervas. No entanto, essas dietas não devem ser seguidas por muito tempo, pois podem comprometer a saúde, uma vez que, geralmente não são equilibradas de acordo com os parâmetros nutricionais e não atendem às necessidades individuais de cada pessoa. Com a finalidade de alcançar os resultados de forma eficiente, consulte sempre um nutricionista, que irá elaborar um cardápio personalizado, de acordo com suas necessidades e seus objetivos.

Por: Heloisa Piccinato - Nutricionista da academia Aquasport

Um comentário:

Tay disse...

Valeu Le, pela visitinha no blog!!!
Li sobre a dorzinha de ouvido e tal...sempre tenho um remedinho em casa, que qdo qualquer um de nós ou dos meninos sentem dor de ouvido e não é nada sério é tiro e queda: Otomicina, pinga duas gotinhas e era isso!!!Hehehe...
Abraço!!!