quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dicas de saúde para o carnaval: Lesões musculares

Dicas de saúde: alongamentosO carnaval é uma época do ano em que as lesões de músculo se tornam mais comuns, segundo Marcelo Petrilli, médico do departamento de ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de São Paulo, especialista em cirurgia de joelho. De acordo com Petrilli, essas lesões podem ser divididas em dois grandes grupos: lesões traumáticas decorrentes de acidentes e as lesões traumáticas ou por sobrecarga, decorrentes da maior atividade física sem o preparo adequado.

Pessoas com sobrepeso, sedentárias e que já apresentam problemas musculares são o grupo de maior risco para lesões, e, portanto, devem ter mais cuidado. Além disso, o especialista explica que sambar na avenida com sapatos de salto alto exige das passistas um preparo extra, pois os saltos aumentam a carga nas articulações, principalmente dos joelhos.

Outra dica importante é utilizar um calçado adequado, de preferência um tênis confortável, fazer exercícios de alongamento e um aquecimento antes do desfile.

Um comentário:

jefhcardoso disse...

Leandro, não sou carnavalesco, mas falando de lesão eu, infelizmente, tenho assunto. Acho que o segundo caso é o meu. Apesar de eu ser fisioterapeuta o meu pobre tornozelo – oh meu pobre tornozelo velho de rachas - foi para o vinagre; pior, por puro descuido (muito trabalho e futebol de fds). Fazer o que né!?
Cara, fiquei muito tempo no meu canto sem falar com meus contatos. Que bom estar de volta aqui neste blog fantástico que você cultiva, amigo! Parabéns; está show!