segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dicas de alimentação no verão

As estações mais quentes causam mudanças no
comportamento das pessoas.

A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares
são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão. Neste calor, não
podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos
sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.

Algumas pessoas podem se sentir mais indispostas para comer, no verão,
devido à própria temperatura. Segundo a nutricionista Angélica de Oliveira,
integrante da Tônus - Fisioterapia Preventiva e Reabilitação, essa
indisposição pode vir também por alimentação inadequada, que seria ficar sem
se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos
pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.

No inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para
manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de
líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da
transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos
alimentares.

Segundo a nutricionista, no verão ocorre uma diminuição do metabolismo
basal, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida, para não
corrermos risco de ganhar peso nessa época do ano. Com o aumento da
temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do
suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. "A ingestão
de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia. O ideal seria não esperar
que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação", alerta
a Angélica.

A nutricionista recomenda ainda um cuidado maior no verão com a hidratação
das crianças e idosos. "Deve-se oferecer água em pequenos volumes, fresca,
em uma temperatura agradável, mesmo que a criança não peça. Pelo menos uns 4
copos de água por dia. E tente fazer com que ela consuma sucos naturais no
lugar de refrigerantes", explica Angélica. Segundo ela, para nos hidratarmos
bem, as melhores fontes, são a água, os sucos naturais de frutas e vegetais,
os chás e a água de coco é uma ótima opção.

Dicas de alimentação no Verão

- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais
integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos,
sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves

- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos
gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e
maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais
sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e
mal estar.

- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras,
como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes
magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

- Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e
água de coco).

- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são
os menos calóricos.

- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua
preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a
proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

- Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.

- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e
pescados.Procure saber a procedência dos alimentos.

- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à
temperatura ambiente.
Fonte(www.sitemedico.com.br)

2 comentários:

VIVI - VENCENDO CADA DIA!!! disse...

Oie ,

Gostei das dicas!!
E li seu post anterior e como anda a academia?
tá indo direitinho?

beijos e boa semana

Angélica disse...

Bom dia amigo!!!! adorei as dicas, precisamos ter consciência né????????? ve se aparece , boa terça pra vc!!!!!!!!!